Marketing Digital


Tudo o que você precisa saber sobre o marketing de comércio eletrônico
Escrito por Christina Perricone
 
Descubra como usar os canais de marketing mais valiosos da atualidade para desenvolver uma estratégia de marketing de comércio eletrônico.
 
Com quase todas as operações de marketing acontecendo agora online, pode ser difícil distinguir entre os vários tipos de marketing digital que as pessoas usam atualmente. E quanto ao marketing de comércio eletrônico ? O que é e como se compara a práticas como mídia social, conteúdo, mecanismo de pesquisa e marketing por e-mail?
O marketing de comércio eletrônico e o marketing digital não são mutuamente exclusivos. Os sites de comércio eletrônico podem usar todos os canais digitais acima para promover um produto e expandir seus negócios.
Este guia de marketing de comércio eletrônico explorará toda a mídia digital disponível 
 
- Estratégia de marketing de comércio eletrónico
 
O que é marketing de comércio eletrônico?
Ecommerce marketing é o ato de promover a conscientização e ação em direção a uma empresa que vende seu produto ou serviço eletronicamente. Os profissionais de marketing de comércio eletrônico podem usar mídias sociais, conteúdo digital, mecanismos de pesquisa e campanhas de e-mail para atrair visitantes e facilitar as compras on-line.
O marketing de comércio eletrônico é apenas uma comunidade de profissionais de marketing que pode usar os princípios do marketing digital e de entrada para converter visitantes em clientes. No entanto, os profissionais de marketing de comércio eletrônico não usam necessariamente esses canais de marketing da mesma forma que uma marca tradicional ou um profissional de marketing de conteúdo faria.
 
As empresas de comércio eletrônico podem reter mais clientes seguindo este guia gratuito.
 
Para dar uma ideia de como é uma estratégia de marketing de comércio eletrônico, aqui estão alguns canais comuns de marketing e como você os utilizaria para construir uma loja on-line.
Marketing de mídia social
Marcas, editores, contratados e empresas em crescimento lançam páginas nas redes sociais mais populares da atualidade para se conectarem com o público e postarem conteúdo em que o público-alvo está interessado. Como um comerciante de comércio eletrônico, você pode fazer a mesma coisa, mas as campanhas parecem um pouco diferente, e nem toda rede social é adequada às suas necessidades.
Os sites de comércio eletrônico são altamente visuais - afinal, você precisa exibir o produto - para que seu sucesso nas mídias sociais dependa do uso de imagens para atrair atenção e tráfego para as páginas de produtos. O Instagram é uma plataforma apropriada para as empresas de comércio eletrônico, pois permite que você publique fotos nítidas de produtos e aumente o alcance de seus produtos para além de sua página de compras.
Você pode levar suas postagens de mídia social um passo adiante, criando conteúdo de compra , que é o conteúdo que permite que os visitantes comprem imediatamente. Isso pode incluir desde anúncios gráficos estrategicamente posicionados em um feed social até tags adicionais que levam os usuários diretamente a um carrinho de compras. Esses métodos ajudam a eliminar o atrito do processo de compra.

Uma empresa de e-commerce não é uma novidade para as análises de produtos. O uso de uma Página de Negócios do Facebook para compartilhar o elogio do produto é um ajuste perfeito para empresas que já solicitam avaliações de clientes em toda a sua loja on-line. Vamos mergulhar mais profundamente nas análises de produtos abaixo .
 
Marketing de conteúdo
Quando você ouve "marketing de conteúdo", pode pensar em blogs e marketing de vídeo - conteúdo que deve melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa e responder a perguntas relacionadas à sua indústria. Mas se você está vendendo um produto on-line, você realmente precisa de artigos e vídeos para gerar transações? Você tem certeza.
 
Aqui estão algumas maneiras de usar o conteúdo para comercializar sua loja de comércio eletrônico.
Otimize a cópia da sua página de produto.
Otimize suas páginas de produtos para palavras-chave curtas e orientadas a produtos, que incluem o nome do produto. Se você vende vestidos de noiva, por exemplo, é mais provável que uma pesquisa no Google por "vestido de dama de honra marrom" produza páginas de produtos como a sua se você tiver incluído esse termo na página. Além disso, certifique-se de que os títulos das páginas, os cabeçalhos e o texto alternativo da imagem focalizem as palavras-chave certas para que os mecanismos de pesquisa retornem sua loja de comércio eletrônico para a consulta correta.

Escreva posts relevantes no blog.
Se você gerencia uma loja online de vestidos de noiva, escrever posts sobre "como planejar um casamento" pode atrair todos os envolvidos nas preparações do casamento, não importa onde eles estejam no processo de planejamento. À medida que os visitantes se tornam mais engajados, você pode criar postagens que os levem em consideração, "como selecionar o vestido de noiva certo e transformá-los em leads, como uma lista de verificação de planejamento de casamento" para download.
Crie postagens de convidados para sites externos.
As postagens convidadas podem levar você e seus produtos para audiências relevantes (muitas vezes de graça). O envio de mensagens aos convidadostambém ajudará você a obter mais autoridade de domínio para o seu site de comércio eletrônico, informando aos mecanismos de pesquisa que você tem um site confiável. Você precisará procurar sites que classifiquem palavras-chave relacionadas ao seu produto. Às vezes você nem precisa criar um post inteiro. Se um site já tiver uma postagem relatável, ofereça-se para expandi-lo, fornecendo contexto adicional, como um vídeo ou infográfico com um link para seu site.
Coloque vídeos relacionados a produtos no YouTube.
O YouTube tem mais de um bilhão de usuários ativos ... as chances são de que seu público-alvo esteja em algum lugar lá. É também o segundo maior mecanismo de busca por trás do Google. Se você está procurando por um grande público cativo, o YouTube é onde você o encontrará. Use termos de palavras-chave altamente pesquisados para determinar seus tópicos e, em seguida, compartilhe vídeos relacionados ao seu produto e que sejam úteis para seu público. Essa também é uma ótima opção para vídeos tutoriais que mostram aos clientes atuais como usar seu produto - esses vídeos podem mostrar às pessoas a melhor forma de usar seu produto, aumentando a satisfação do cliente e criando relacionamentos de longo prazo com os visitantes do site.
Inclua uma seção de perguntas frequentes com base em palavras-chave no seu website.
Se o seu público está fazendo perguntas relacionadas ao seu produto, você precisa ser o único a respondê-las. Crie uma página de perguntas frequentes em seu website com respostas a pesquisas de palavras-chave de alto volume e cauda longa para direcionar os usuários ao seu site. Você estará construindo autoridade e tráfego - dois componentes cruciais de uma loja de comércio eletrônico de sucesso. 
 
Search Engine Marketing
Search Engine Marketing (SEM) inclui tanto Search Engine Optimization (SEO) e publicidade paga. Embora o SEO dependa de seu conhecimento do algoritmo de classificação do Google para otimizar o conteúdo, o SEM pode envolver campanhas de pagamento por clique (PPC), campanhas da Rede de Display ou campanhas de anúncios específicas do produto (pense no Google Shopping ), que permitem que você pague pelos melhores lugares. nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
No Google, as campanhas de PPC garantem que os compradores em potencial verão um link para sua página quando inserirem termos de pesquisa que correspondam aos termos de sua campanha. Mas como você está pagando o Google toda vez que uma pessoa clica no seu resultado, a recompensa para você deve ser alta.
É por isso que os profissionais de marketing de comércio eletrônico frequentemente se registram no Google AdWords e promovem suas páginas de produtos por meio de campanhas de PPC. A campanha coloca os usuários na frente do produto da empresa quando eles clicam em um resultado pago, aumentando a probabilidade de o usuário fazer uma compra antes de sair do site da empresa.
 
Marketing de email
E-mail marketing é uma das formas mais antigas de marketing digital e, acredite ou não, tem valor específico no mundo do marketing de comércio eletrônico.
A melhor parte do email marketing é que ele pode ser automatizado. Automação significa que você pode configurar uma campanha de gotejamento bem- sucedida para assinantes segmentados por interesse ou em estágio na jornada do comprador e permitir que sua campanha de e-mail faça sua mágica. É uma tática de marketing a menos que você precisa se preocupar em sua longa lista de tarefas.
Mesmo assim, é imperativo que você seja meticuloso com sua lista de e-mail para manter a confiança entre seus leads. Em uma época em que a privacidade de dados é alta na lista de prioridades de um usuário da Internet, nem todos os emails comerciais são bem-vindos na caixa de entrada do usuário. Os profissionais de marketing de comércio eletrônico precisam ter cuidado quando e como eles adicionam visitantes do site à sua lista de discussão. Aqui estão duas maneiras pelas quais um profissional de marketing de comércio eletrônico pode usar o marketing por e-mail.
 
Acompanhamento pós-compra
Se um usuário já comprou um produto do seu site - e concordou em receber e-mails de você durante o processo de checkout - enviar um e-mail de acompanhamento alguns dias após o produto ser entregue mantém a conversa em andamento e mede seu interesse futuro em seu produto linha.
Um acompanhamento pós-compra também mostra que você se preocupa com eles além de uma venda e que sua empresa tem interesse em seu sucesso ao usar seu produto (mais sobre por que o sucesso do cliente é uma parte importante de sua estratégia de marketing abaixo ). Isso lhe dá a oportunidade de obter feedback sobre a experiência de compra, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o atrito de futuros clientes.
Algumas práticas recomendadas para esse tipo de e-mail são pedir a eles que escrevam uma resenha de seu produto e / ou leiam o conteúdo original sobre como usar seu produto (os vídeos do YouTube que você criou seriam perfeitos aqui).
 
O carrinho de compras abandonado
Os usuários abandonam seus carrinhos de compras por diversos motivos , e os e-mails para diagnosticar o problema e manter seus negócios podem fazer a diferença entre uma compra e um cliente perdido. Vamos abordar maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras abaixo .
Se um visitante do site não conseguir concluir uma transação enquanto estiver no seu carrinho de compras, considere o envio de um email educado para lembrá-lo de concluir o processo de checkout, oferecer assistência ou recomendar outros produtos relacionados para que eles reconheçam seu navegador de volta à sua loja de comércio eletrônico.
Saiba mais sobre por que os usuários estão abandonando seu carrinho de compras e como corrigi-lo .
 
Marketing de Influenciadores
O marketing de influência concentra-se em pessoas ou marcas que já exercem influência sobre o seu mercado-alvo. O termo é comumente usado para denotar contas do Instagram com vários milhares de seguidores, mas também pode significar uma celebridade ou comunidade que seu público-alvo segue ou pertence. Influenciadores constroem comunidades de pessoas que conhecem, gostam e confiam nelas. É, portanto, fácil para eles angariarem atenção em seu produto on-line por meio de uma recomendação ou "postagem patrocinada".
 
Marketing afiliado
Oito e um por cento das marcas empregam marketing afiliado e os sites de comércio eletrônico são particularmente bons candidatos. Afiliados são pessoas ou empresas que ajudam a vender seu produto on-line para uma comissão. Ao contrário da maioria dos influenciadores de mídia social, os afiliados geram interesse em produtos por meio de táticas de marketing antiquadas (mas eficazes). Eles costumam usar publicidade paga, marketing de conteúdo e outros meios para direcionar o tráfego para suas páginas em seu produto - é como ter um mercado de equipe para você.
 
Marketing Local
Essa é uma tática frequentemente negligenciada para empresas de comércio eletrônico, mas o marketing local permite que você dobre as áreas onde a maioria de seus clientes potenciais (se você tem uma grande população deles em uma área) e permite que você ofereça incentivos ao seu cliente potencial base. Veja como: use os cookies de rastreamento para determinar onde seus possíveis clientes estão localizados. Em seguida, ofereça descontos (ou gratuitos) para clientes em potencial nas áreas onde você tem depósitos ou instalações de envio. O incentivo pode ser exatamente o que você precisa para conquistar um novo cliente.
 
Dicas de marketing de comércio eletrônico
Existem inúmeras táticas de marketing de comércio eletrônico que você pode empregar para direcionar os visitantes para sua loja on-line além dos métodos tradicionais que analisamos acima. Vamos entrar em algumas maneiras mais criativas que você pode comercializar seu negócio de comércio eletrônico.
 
Use Personalização
As empresas que usam personalização estão vendo aumentos de receita variando de seis a dez por cento . O que é essa bala mágica? A personalizaçãoestá encontrando maneiras de atender às pessoas dentro dos materiais de marketing que você já possui; Ele está adaptando suas saídas para refletir as necessidades exclusivas de seu consumidor. Isso pode vir na forma do nome de um possível cliente na linha de assunto de um email, conteúdo recomendado ou produtos com base no comportamento do visitante ou até mesmo exibir conteúdo inteligente em uma página da Web quando um usuário visitar uma segunda vez ou acompanhar o comprador viagem.
A personalização pode levar as pessoas ao longo da jornada do comprador mais rapidamente - em vez de procurar o que elas precisam, você as coloca bem na frente delas, facilitando a ação desejada, ou seja, fazer uma compra.
 
Capitalize o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
E se você pudesse ter seus clientes no mercado para você de graça? É exatamente isso que o conteúdo gerado pelo usuário , ou UGC, é. Trata-se de encontrar maneiras de seus clientes promoverem e compartilharem seus negócios. Isso ajuda de duas maneiras: 1) direciona o tráfego para sua loja de comércio eletrônico e 2) cria uma sequência autêntica de pessoas interessadas no que você oferece.
A Coca-Cola® fez um trabalho incrível com a campanha "Compartilhar uma Coca-Cola", criando garrafas personalizadas da Coke® com nomes de pessoas, que naturalmente eram compartilhadas nas plataformas de mídia social.

 Fonte
 
Aqui estão algumas maneiras eficazes de conduzir o UGC:
- Competições, onde os clientes entram para ganhar exibindo seu produto de alguma forma
- Revise plataformas, onde os clientes compartilham feedback sobre seu produto
- Hashtags de mídia social, em que os usuários enviam conteúdo usando uma hashtag de marca
 
Construa um programa de lealdade
Um cliente fiel é um cliente de longo prazo e quem não quer repetir negócios? Um programa de fidelidade fornece um incentivo para que um cliente continue fazendo negócios com você por meio de ofertas e descontos relevantes. Embora a construção de um programa de fidelidade do cliente leve algum planejamento e trabalho, vale a pena repetir negócios, UGC, referências e retenção.
Há algumas coisas a considerar como uma empresa de comércio eletrônico ao criar um programa de fidelidade. Por exemplo, considere diversificar as maneiras pelas quais os clientes podem demonstrar lealdade, seja por meio de compras repetidas, menções em mídias sociais ou compartilhando seu conteúdo. Além disso, pense em como você pagará sua lealdade, seja por meio de pontos, códigos de desconto ou vantagens exclusivas.
 
Gere Marketing Word-of-Mouth (WOMM)
O marketing boca-a-boca é uma das ferramentas de marketing mais poderosas do mercado. Baseia-se na premissa de que as pessoas querem conselhos de outras pessoas como elas. À medida que os compradores se tornam mais céticos em relação às táticas de marketing das empresas , a necessidade de marketing boca-a-boca no seu negócio torna-se mais evidente.
Enquanto você pode fazer isso acontecer organicamente, proporcionando uma ótima experiência ao cliente, você também pode encorajar, e até mesmo criar, formas de WOMM que são igualmente eficazes.
 
Rever
Lembre-se de como acabei de dizer que as perspectivas confiam cada vez menos nas empresas? Bem, as análises de clientes ajudam a atenuar essa desconfiança, pois elas vêm de pessoas que não investem no sucesso de sua empresa. Em vez disso, elas são uma revisão autêntica e muitas vezes honesta do seu produto e de como ele funcionou para ele. As avaliações servem como ferramentas de marketing para você porque incluem menções ao seu produto e muitas vezes fazem a venda para você ... as pessoas pensam: "Se funcionou para elas, pode funcionar para mim também". Incentive seus clientes a deixar avaliações, no entanto você pode, e esse e -mail pós-compra sobre o qual conversamos acima pode ser um bom começo.
Marketing de referência
Quando os clientes solicitam seus amigos, familiares e colegas de trabalho para comprar de você, isso é uma referência. Claro, isso pode acontecer naturalmente se eles realmente gostarem do seu produto, mas você pode garantir que isso aconteça com mais frequência através de um programa de referência. Simplesmente peça a seus clientes que encaminhem outras pessoas em troca de algo de valor (por exemplo, desconto, dinheiro, presente grátis) que você pode oferecer ao seu novo cliente, ao seu cliente atual ou a ambos. O Dropbox faz um bom trabalho com isso - eles oferecem espaço adicional de armazenamento em nuvem quando você envia um amigo para se inscrever.

 Fonte

 
Depoimentos
Você pode usar depoimentos de clientes para passar a palavra sobre o quão grande é o seu produto. Depoimentos são essencialmente adaptados, porque você normalmente os produz a partir de entrevistas, onde você pode fazer perguntas específicas que chegam aos pontos que você deseja abordar e compartilhar com os clientes potenciais. Sendo que você tem uma loja de comércio eletrônico, alguns tópicos que você pode querer focar em suas entrevistas de depoimentos seriam a facilidade do processo de compra, o nível de suporte ao cliente e métodos de entrega e configuração sem atritos.
 
Estudos de caso
Os estudos de caso permitem que você promova o sucesso dos clientes de uma maneira que faça com que os clientes potenciais se superem. Eles devem se relacionar com a pessoa do comprador, portanto, você deve entrevistar os clientes que representam mais de perto seu público-alvo. A melhor prática do estudo de caso é mostrar a vida de um cliente antes de seu produto e como ele melhorou drasticamente desde então.
 
Invista no chat ao vivo
Chatbots - você já ouviu falar sobre eles, certo? Bem, eles são uma das duas maneiras de empregar uma estratégia de bate-papo ao vivo. Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode ter uma pessoa ao vivo disponível para conversar com clientes em potencial que visitam sua loja. Quer você decida seguir o caminho do bot ou do humano, o bate-papo ao vivo será especialmente eficaz enquanto as pessoas estiverem navegando na sua loja para que possam obter respostas imediatamente e quando estiverem no processo de checkout para atenuar quaisquer objeções antes de comprar.
 
Atenda ao carrinho de compras
Discutimos as razões pelas quais as pessoas abandonam o carrinho de compras, e muito disso tem a ver com a confiança no seu negócio , no produto ou no sistema de entrega. Você quer dar aos clientes todos os motivos para querer comprar de você sem hesitação, confrontando suas objeções de frente.
 
Algumas formas de mitigar o abandono do carrinho de compras são:
- Garantias de devolução do dinheiro
- Uma política de devolução clara e simples
- Opções de entrega superiores
- Acesso imediato ao suporte ao cliente
 
Estratégia de marketing de comércio eletrônico
Agora que você conhece os meandros do marketing de comércio eletrônico, vamos juntar tudo e falar sobre como criar um plano de marketing para sua loja online.
Definir metas com base em benchmarks do setor.
Dependendo da sua indústria, localização, tamanho do negócio e uma infinidade de outros fatores, existem alguns padrões que você pode usar para medir suas metas - esses padrões são benchmarks do setor . Considere metas como visitas a websites, taxas de cliques, taxas de conversão e custo de aquisição de clientes e compare-as com outras empresas de comércio eletrônico em seu campo.
 
Divida sua estratégia com pequenas táticas.
Ao criar um plano de marketing para a sua loja online, existem vários caminhos que você pode seguir - listamos muitos deles acima. Pode ser tentador perseguir cada um deles, mas essa é uma maneira segura de não ser eficaz em nenhum deles. Recomendamos que você se concentre em algumas estratégias principais primeiro, as quais acredita ter mais ROI - e são as mais acessíveis para você - e criar itens de ação para cada uma delas.
Por exemplo, digamos que você decidiu se concentrar em uma estratégia paga para atrair usuários para sua loja. Alguns de seus itens de ação seriam: configurar uma conta do Google Ads, determinar seu gasto com anúncios, criar um grupo de anúncios com base nas palavras-chave segmentadas e monitorar sua conta diariamente. Isso pode parecer simplista demais - é porque deveria ser. Você não quer se perder em perseguir a próxima "grande estratégia de comércio eletrônico" sem executar uma completamente e permitir que ela funcione para você.
 
Lembre-se de seu cliente
O marketing não para com uma venda. Uma vez que alguém se torne seu cliente, você deve continuar a envolvê-lo e incentivá-lo. Os benefícios para você como empresa são muitos: você terá clientes bem-sucedidos que você pode usar para depoimentos e estudos de caso, receberá críticas brilhantes sobre seu produto e terá o poder do marketing boca-a-boca. atrás de você quando você transforma clientes em fãs.
Pronto, Set, Vender
Empresas de comércio eletrônico têm várias ferramentas de marketing à sua disposição. Usando o marketing digital e de entrada da maneira certa, você pode criar campanhas criadas para ajudar sua loja on-line a atrair clientes e crescer melhor.
 
Originalmente publicado 07 de fevereiro de 2019 5:30:00, atualizado em 07 de fevereiro de 2019