Packing


Packing = Embalar Produtos

O packing é um processo de embalagem de um produto

Em um primeiro momento, isso soa como algo simples, porém o packing, em um processo logístico, demanda muita atenção e organização. Qualquer erro aqui significa um produto que não vai chegar ao cliente da forma como deveria.

Utilizar a embalagem apropriada, com a devida proteção e de acordo com o seu produto (forma, tamanho, material etc) são preceitos que devem ser definidos no processo de packing para evitar a logística reversa.

O packing ainda pode ser usado como estratégia de marketing para o seu negócio: invista em embalagens diferentes, personalizadas de acordo com o seu cliente. Ações como essa aumentam sua clientela e a mantêm feliz.

O que é packing?

Packing pode ser associado ao processo de embalagem de um produto antes de ser expedido ao cliente final. Essa etapa é bastante comum no envio fracionado de mercadorias, já que esses pequenos itens exigem uma acomodação eficiente para serem transportados em segurança.
 

Em geral, o packing pode conter vários objetivos, entre os quais vale destacar:

  • unitização do pedido;
  • manutenção da qualidade do produto;
  • prevenção de furtos e roubos a partir da descaracterização da embalagem original.

Assim como as ações de picking, também é possível identificar o aumento do uso de tecnologia nos processos de packing. No entanto, vale enfatizar que é importante que exista um trabalho em conjunto entre a indústria, o fornecedor e a empresa, para que a embalagem original seja preservada em todo o processo logístico.

A importância da embalagem

Desde que o cliente faz o pedido até a entrega da mercadoria, há um longo percurso a percorrer. Em alguns casos, é possível que se utilize mais de um modal de transporte e que a carga passe pelas mãos de diferentes transportadores, o que dificulta ainda mais o procedimento.

Garantir que o produto chegue às mãos do consumidor em perfeito estado de conservação e sem avarias é um desafio, mas ele é minimizado quando os materiais utilizados para embalar o item são resistentes e adequados ao produto, como plástico bolha e isopor.

Como consequência, a embalagem exerce um papel fundamental na satisfação do consumidor final. Não há dúvidas de que receber um produto estragado ou com a embalagem totalmente danificada afeta a credibilidade do negócio e pode desencadear a devolução da mercadoria.

Mas isso não é tudo! A embalagem também pode ser usada como uma estratégia de marketing. Afinal, uma embalagem original e resistente faz toda a diferença na hora de fidelizar o consumidor.