PARA O E-COMMERCE
Atualmente, com a grande exigência dos clientes das Lojas Virtuais (embarcadores), as transportadoras focaram suas atenções em buscar a satisfação desses clientes, trabalhando não só com preços acessíveis, mas também para cumprir sempre com os prazos de entregas nos transportes dos produtos.
Apesar das melhorias em processos logísticos, ainda é possível observar os problemas de reentregas como um dos pontos a serem otimizados por muitas transportadoras, já que este representa custos adicionais e atrasos em entregas. Mas qual será a causa real destas ocorrências e como reverter o cenário neste processo? Veja os detalhes a seguir:
Com o uso de métodos tradicionais para acompanhamento de entregas, as transportadoras ainda possuem dificuldades em justificar atrasos e aumento de custos devido às entregas que não são realizadas logo na primeira tentativa.
Como se sabe, as entregas de mercadorias nem sempre são realizadas com facilidade já que existem circunstâncias comuns como, por exemplo:
Endereços não localizados;
Mudanças de endereços;
Estabelecimentos fechados;
Ausência de pessoa autorizada para o recebimento, entre outros fatores;
Além do atraso na entrega da mercadoria, existe ainda o custo adicional da reentrega que em geral, é repassado à loja Virtual, gerando em muitos casos a sua insatisfação com relação ao serviço prestado pela transportadora.
Buscando melhorar a gestão das entregas, a Lafe adotou um sistema de monitoramento de entregas em tempo real. Com isso, tem sido possível identificar que em certas ocasiões, as causas listadas eram utilizadas para justificar atrasos na execução do roteiro de entregas, desvios de rotas, falhas de inversão de mercadorias e demais erros operacionais.
Com a implementação do sistema de monitoramento de entregas em tempo real, além de possibilitar maior produtividade para a Lafe, foi possível atuar com melhor êxito para evitar casos de reentregas, e até mesmo registrá-los de maneira adequada quando existirem. Outro fator relevante, está no controle da produtividade dos motoristas para atenderem a demanda de entregas diárias e impossibilitando nestes casos, justificativas de entregas não efetuadas com base em informações imprecisas.
A Lafe adotou um sistema automatizado para gerenciamento de entregas, com esse sistema, fica possível obter uma comunicação direta, em tempo real com os motoristas, além de possibilitar o registro de entregas e tentativas por meio de imagens, vídeos e coordenadas de GPS. Com esta tecnologia, é possível documentar de forma adequada, provando que a transportadora foi até o local e por motivos maiores não conseguiu realizar a entrega.
Outro benefício deste recurso está na facilidade de poder acompanhar a entrega em tempo real, onde a Lafe poderá entrar em contato com o cliente, para confirmar sua presença no local ou detalhes sobre o endereço. Desta forma, estes dados são repassados ao motorista que terá maiores chances de entregar a mercadoria na primeira tentativa
Estas são algumas das principais ocorrências que envolvem casos de reentregas de mercadorias.
Ressaltamos que o uso de sistemas para o acompanhamento das entregas, também proporciona a precisão das informações e deste modo, evita que justificativas como endereço errado, cliente ausente, entre outros fatores, sejam atribuídos a atrasos na execução do roteiro de entrega e até mesmo falhas de inversão de mercadorias.