Como diminuir o abandono do carrinho de compras no seu e-commerce?
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Bruno De Oliveira Quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar do amplo potencial de crescimento e vendas, o E-Commerce brasileiro enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão: o temido abandono do carrinho de compras.
Naturalmente, esse não é um problema só nosso. Segundo números da Forrester Research, cerca de 50% dos lojistas virtuais sofrem com taxas superiores a 50% de carrinhos abandonados. Isso parece alto demais? Pois bem, a média do Brasil, segundo estudo da Ve Interactive, é de 83% de pedidos abandonados.
Agora que o cenário já está traçado, vamos falar sobre 5 fatores que andam deixando os clientes indecisos na hora de fechar a compra e fazem com que não finalizem os pedidos:
1 – Frete alto demais
Não é segredo para ninguém que os altos fretes são uma das principais objeções de compra no ecommerce, e isso fica ainda mais evidente quando a loja virtual vende produtos de ticket baixo.
Dessa forma, a dica é uma só: procure oferecer taxas mais baixas de frete, mesmo que para isso você tenha que incluir esse custo no preço final do produto. Outra estratégia é adotar aquelas campanhas de “Frete grátis em compras a partir de X reais”… Isso pode trazer um excelente retorno.
2 – Cadastros longos ou complicados
É claro que conhecer o seu cliente é uma das principais formas de aprimorar a operação, mas vamos lá: não exagere!
Lembre-se de que, principalmente na internet, os usuários são “preguiçosos”, então facilite a vida deles na hora de comprar de você. Nada de formulários muito longos ou complicados demais no momento de concluir um pedido!
3 – Ausência de remarketing
Se você está no E-Commerce e ainda não trabalha o remarketing do seu negócio, pode ter certeza que está deixando dinheiro na mesa. Muitas vezes, apesar de ter acessado a sua loja virtual e colocado (por impulso) alguns produtos no carrinho, o cliente ainda não está pronto para comprar.
Isso quer dizer que você irá perdê-lo? De jeito nenhum! A solução é trabalhar o remarketing para continuar aparecendo para esse usuário. É assim que, ao chegar o momento adequado de compra, ele se lembrará de você.
4 – Atendimento pouco eficiente
Você já imaginou quanta gente acessa o site da sua loja virtual, adiciona itens ao carrinho e acaba desistindo por conta de alguma pequena dúvida ou indecisão sobre o produto ou o processo de compra?
Esse problema só se resolve investindo em um atendimento eficiente e de fácil alcance para o cliente. Seja por inbox, whatsApp ou chat online, esteja sempre pronto para atender os usuários e tirar suas dúvidas sobre frete, prazos de entrega, segurança das compras online etc.
5 – Problemas com a usabilidade do site
Atualmente, não existe mais espaço para E-Commerces que não investem em experiência do consumidor. Seja acessando por um notebook ou tablet, os usuários precisam estar completamente confortáveis ao navegar pelas páginas do seu site.
Lembre-se de organizar menus, deixar os itens do carrinho sempre visíveis e dar todas as informações necessárias para que um cliente se sinta seguro comprando de você. Seguindo essas dicas, você terá grande chance de quebrar as objeções dos clientes, diminuindo o abandono de carrinhos e vendendo mais!