Comércio Eletrônico

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O que é comércio eletrônico? Tudo que você precisa saber
27 nov, 2018 7 min de leitura
 

 
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O que é comércio eletrônico?
Ecommerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um modelo de negócios que envolve transações que ocorrem na internet. Lojas que vendem seus produtos on-line são lojas ou empresas de comércio eletrônico. Por exemplo, a Amazon.com é uma das lojas on-line mais populares do setor de comércio eletrônico.Neste artigo, você aprenderá a história do comércio eletrônico, estatísticas de comércio eletrônico, plataformas, sites populares de comércio eletrônico e muito mais.

 
História do comércio eletrônico
A base para o ecommerce foi criada em 1979 por Michael Aldrich . Ele conectou sua televisão a um computador usando sua linha telefônica. Embora fosse diferente do ecommerce como o conhecemos hoje, sua ideia despertou a ideia de fazer compras sem visitar uma loja física. Na época, a maioria das pessoas não possuía computadores. Bill Gates e Steve Jobs popularizaram computadores para a pessoa comum. Bill Gates chegou a dizer que seu objetivo era colocar “ um computador em todas as mesas e em todas as casas ”. Sem computadores, o comércio eletrônico seria notavelmente diferente.

 
Em 1994, Jeff Bezos fundou a Amazon como uma loja online que vendia mais de um milhão de livros diferentes no lançamento. A Amazon acabaria se tornando a loja online mais popular para os consumidores comprarem qualquer tipo de produto.
Em meados da década de 1990 e início de 2000, as pessoas estavam adicionando computadores à sua casa e abrindo caminho para o crescimento do comércio eletrônico. As empresas estavam aceitando cheques no início e meados da década de 1990, pois não havia um portal de pagamento on-line para transferir fundos de clientes para empresas. Quando o PayPal foi fundado em dezembro de 1998, simplificou a experiência de compra dos clientes, pois os cartões de crédito eram facilmente aceitos.
Em 2008, as vendas de comércio eletrônico representaram 3,4% de todas as vendas, o que mostra o crescimento da indústria. Em 2014, estimou-se que havia cerca de 12 a 24 milhões de lojas online em todo o mundo.

 
Estatísticas de comércio eletrônico


 
- Estima-se que, até 2020, as vendas globais de comércio eletrônico atingirão ? US $ 4.058 trilhões , o que torna o comércio eletrônico uma indústria crescente e lucrativa.
- Os EUA esperam, até 2019, ter ? 224 milhões de compradores on-line, o que faz dos EUA uma grande base de público para comercializar sua loja on-line.
- Estima-se que os EUA tenham ? 162,8 milhões de compradores móveis em 2019. Como resultado, os proprietários de lojas precisam garantir que seus websites e anúncios sejam otimizados para dispositivos móveis para alcançar seu público-alvo. De acordo com a ? Business - Insider , os homens (22%) também são considerados mais propensos a comprar um produto através de um dispositivo móvel do que as mulheres (18%).
- As mulheres tendem a fazer compras online com mais frequência do que os homens. Para cada ? US $ 10 gastos on-line , as mulheres estão gastando US $ 6, enquanto os homens gastam US $ 4.
- A geração do milênio, com idades entre 18 e 34 anos, tende a gastar aproximadamente ? US $ 2000 ? on - line a cada ano, tornando-se a geração que mais faz compras on-line.

Tipos comuns de modelos de negócios de comércio eletrônico
 
- B2B: O modelo B2B , de empresa a empresa, é quando uma empresa está vendendo para outras empresas. O Alibaba é um exemplo de um negócio B2B, pois seus fornecedores vendem para outras empresas. Os preços do Alibaba são extremamente baixos, uma vez que são preços de atacado para permitir que as empresas lucrem com seus produtos.
- B2C: O modelo B2C , business to consumer, envolve negócios que vendem para os consumidores. Se você decidir abrir sua própria loja on-line, provavelmente estará vendendo para clientes em vez de empresas. Amazon, Walmart e Apple são exemplos de negócios B2C.
- C2C: O modelo C2C , consumidor para consumidor, é quando os consumidores estão vendendo para outros consumidores. Exemplos de um modelo de negócios C2C são eBay, Craigslist, ? grupos do Facebook e Kijiji. Muitos dos vendedores nesses sites não são empresas, mas os consumidores médios vendem produtos de que são proprietários, sejam eles de segunda mão ou novos.
- C2B: O modelo C2B, de consumidor para empresa, é quando um consumidor vende seus próprios produtos ou serviços para uma empresa ou organização. Este poderia ser um fotógrafo vendendo sua fotografia para um negócio.


Tipos comuns de sites de comércio eletrônico

- Site de Comércio Eletrônico de Bens Físicos : Os varejistas que possuem lojasfísicas podem hospedar sua loja online para vender para um público mais amplo.Essa opção é ótima para varejistas que querem aumentar as vendas, mas não as lojas físicas.
- Site de comércio eletrônico baseado em serviços: Prestadores de serviços on-line e freelancers tornaram-se uma tendência enorme recentemente com sites criados como o link entre um freelancer e seus clientes em potencial.
- Website de comércio eletrônico de produtos digitais : empresas que vendem produtos digitais como software ou videogames não precisam de lojas físicas para vender seus produtos, pois isso envolve apenas o download do produto pelo cliente. Esse tipo de comércio eletrônico prospera, pois a permanência unicamente on-line reduz os custos, tornando mais fácil a lucratividade.
- Site de Comércio Eletrônico Dropshipping : Um pouco diferente das lojas de artigos físicos, o dropshipping é onde os comerciantes vendem produtos para os clientes em suas lojas on-line, mas eles não mantêm nenhum inventário. Em vez disso, eles encontram um fornecedor para vender mercadorias, esperar que os clientes comprem esses produtos e o fornecedor cumpre a ordem para eles.

 
O que é uma plataforma de comércio eletrônico?


 
Uma plataforma de comércio eletrônico é uma solução de software que permite que as empresas criem lojas online. Nessas lojas on-line, as empresas podem vender produtos ou serviços para pessoas em todo o mundo, utilizando serviços de entrega para transportar produtos para os clientes. Exemplos de plataformas de comércio eletrônico incluem Shopify, BigCommerce e Magento.
O Shopify foi fundado em 2004 por Tobias Lutke , Daniel Weinand e Scott Lake. Em 2016, o Shopify tinha 377.500 comerciantes usando sua plataforma, que totalizaram US $ 15,4 bilhões em receita bruta. Sua plataforma permite que os proprietários de lojas instalem aplicativos que vão desde o aplicativo de dropshipping da Oberlo até o aplicativo de contagem regressiva do Hurrify . A plataforma do Shopify é considerada a melhor plataforma de comércio eletrônico com uma classificação de 10/10.



 
Sites de comércio eletrônico mais populares
- Amazon: Fundada por Jeff Bezos, de acordo com a Alexa , a Amazon está atualmente no 9º site mais popular do mundo e 4º nos Estados Unidos. 


 
- Taobao: Taobao foi fundado por Jack Ma. Globalmente, é ? classificado como 11. Na China, está em 5º lugar. 


 
- Tmall: Tmall também foi fundada por Jack Ma. Tem um ? ranking global de 15 e um rank de 4 na China.  


 
- AliExpress: AliExpress foi fundado por Jack Ma. É atualmente classificado ? em 40º no mundo e 9º na Rússia de acordo com Alexa.


 
- eBay: O eBay foi fundado por Pierre Omidyar. No Alexa, o site de comércio eletrônico ? ocupa a 33ª posição global e o 9º nos EUA.


 
- Flipkart: A Flipkart foi fundada por Binny Bansal e Sachin Bansal. Alexa classificou 147 globalmente e 9 na Índia.  



 
O que faz uma loja de comércio eletrônico ser bem-sucedida?

Administrar uma loja de comércio eletrônico não é fácil. Basta ter uma loja e algumas ações para vender não significa que as pessoas vão se reunir e comprar seus produtos. Há coisas que você pode fazer para garantir que sua loja seja um sucesso.
- Foco no usuário : Com o ecommerce, você pode vender qualquer coisa para qualquer pessoa, mas deve ter o cuidado de saber o que precisa fazer para que os visitantes do site confiem em você o suficiente para comprar um produto seu.Escolha o tema certo do site, escolha a marca e o tom de voz corretos para a sua cópia e mantenha seu foco em apenas um ou dois públicos-alvo para que você não fique sobrecarregado.
- Teste com amigos : use seus amigos como sujeitos de teste e execute as etapas de compra para garantir que tudo flua perfeitamente. Você não quer que o processo de check-out seja muito longo para que as pessoas saiam antes de fazer um pedido.
- Seja otimizado para celular : verifique se os usuários podem comprar em dispositivos móveis e de mesa. Mais e mais dispositivos móveis estão crescendo em todos os setores, portanto, manter-se no topo dessa tendência é fundamental para o sucesso em sua loja de comércio eletrônico.  


 
- Invista em SEO e PPC : SEO e PPC direcionam o tráfego para sua loja, então perdê-los irá desacelerar seu sucesso. Encontre um bom consultor ou agência se tiver orçamento e observe que, mesmo com um orçamento pequeno, as vendas podem ser feitas facilmente.
- Pesquise e desenvolva : nunca se contente com o que você faz, pesquise novos produtos e maneiras de vendê-los. Você não precisa reabastecer sua loja de comércio eletrônico todo mês. Tente atrair a atenção através de formas inovadoras de aumentar ainda mais a sua loja.

 
O que é marketing de comércio eletrônico?
 
O marketing de comércio eletrônico é um processo que ajuda a impulsionar as vendas de lojas on-line, usando plataformas que são principalmente on-line. Isso pode incluir campanhas de conscientização de marca, exibição de anúncios, códigos QR com desconto, etc. A maioria das táticas de marketing de comércio eletrônico vem de estratégias tradicionais de marketing, mas aplicadas on-line.
A beleza do marketing de comércio eletrônico para dropshippers é que você pode aprender quase tudo on-line através de webinars, blogs e ebooks. Isso significa que todos têm a capacidade de se tornar bem sucedido através deste tipo de marketing, não importa o seu orçamento.
Por exemplo, a seção de classificados da revista agora abrange os mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing. O Google Ads e as plataformas sociais controlam a publicidade. Além disso, e-mail assumiu a partir de panfletos e folhetos em papel.Outros exemplos de marketing de comércio eletrônico incluem marketing afiliado, marketing de mídia social, marketing de vídeo e marketing de influência.

Futuro do comércio eletrônico
 
A indústria do comércio eletrônico continuará crescendo. De acordo com a N Channel , nos EUA, os varejistas de tijolo e argamassa geram US $ 3,9 trilhões em vendas, enquanto o comércio eletrônico gera US $ 294 bilhões. Com o tempo, o ecommerce continuará a tirar a fatia de mercado dos varejistas de tijolo e argamassa, como vem fazendo nos últimos anos. Esta é uma boa notícia para quem quer começar lojas on-line, pois as vendas continuarão a subir, embora a concorrência também aumente no espaço.


 
O comércio eletrônico provavelmente também evoluirá ao longo dos anos, criando uma experiência de realidade mais virtual ou aumentada para os compradores. As lojas podem, eventualmente, incluir recursos para ajudar os clientes a "virtualmente" experimentar roupas. Isso garantirá que a roupa se adapte à forma do cliente, ao mesmo tempo em que permite que ele veja como ficaria antes de comprar. Os compradores podem "experimentar" maquiagem usando o laptop ou a câmera do celular.
 
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